![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9xKeyYeCekonKT240_e3RokMz8SMjMLAbDdR3bLAOYDACse66iP3yWjp8FMkLYm2dR8wAmcQXXcdWYZpAGsvOmp2TmAn96Ansa6twCIw12RQ7fkIsy8WcyfuDj-EsXM3jLuzqH7HGgBM/s320/4011nana+(1).jpg)
Osalufã sabedor das atitudes da velha Nanã resolveu visitá-la. Chegou a seu palácio faminto e pediu a Nanã que lhe preparasse um suco com igbins. Oxalufã muito sabido fez Nanã beber dele, acalmando-a e a cada dia que passava ela gostava mais do velho rei.
Pouco a pouco Nanã foi cedendo aos pedidos do velho, até que um dia levou-o a seu jardim secreto, mostrando-lhe como controlava os eguns. Na ausência de Nanã, Oxalufã vestiu-se de mulher e foi ter com os eguns, chamando-os exatamente como Nanã fazia, ordenando-lhes que deveriam obedecer a partir dali somente ao homem que vivia na casa da rainha. Em seu retorno Nanã tomou conhecimento do fato ficando zangada com o velho rei. Foi então que rogou uma praga no velho rei que partir dali nunca mais usaria vestes masculinas. Por isso até hoje Oxalufã veste-se com saia cumprida e cobre o rosto como as orixás rainhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário